A arte de ensinar e interpretar em libras.

Publicações

CPqD ganha prêmio com o projeto STID

19/11/2010
CPqD ganha prêmio em projeto que contou com a participação da Vez da Voz
19/11/2010

O CPqD ganhou, em novembro, o prêmio Frida, que reconhece as iniciativas de pesquisa e inovação digital que mais contribuíram  para o desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e no Caribe nos últimos anos. Concorreram ao prêmio mais de 190 projetos. O CPqD venceu na categoria Infra-estrutura e acesso e dividiu o prêmio Ouro com uma outra iniciativa.
 
O projeto vencedor desenvolvido pelo CPqD foi o STID, um projeto de inclusão digital financiado pelo FUNTTEL do Ministério das Comunicações, executado entre 2005 e 2009, que buscou soluções que vão além da disponibilidade de infra-estrutura e acesso para incluir digitalmente pessoas com baixa alfabetização e pessoas com deficiências visuais e auditivas. Um dos resultados do projeto foi o desenvolvimento de um Modelo de Interação Inclusivo para serviços de Governo Eletrônico, que foi disponibilizado gratuitamente no formato de uma cartilha.
 
“Um diferencial desse projeto foi a maneira como ele envolveu o público-alvo durante todo o processo de desenvolvimento das soluções, buscando conhecer as reais necessidades e as habilidades dos diversos perfis de usuário”, afirma Lara Schibelsky Godoy Piccolo, engenheira de computação e  coordenadora das atividades de Modelo de Interação do projeto STID.
 
A Vez da Voz produziu os audiovisuais inclusivos que fizeram parte do serviços de governo eletrônico, atendendo todos os requisitos das pessoas surdas, e também fez as traduções do Português para Libras.
 
“Logo no início do STID, a Vez da Voz capacitou a nossa equipe com o treinamento Praticamos a Inclusão, uma atividade que envolveu e sensibilizou à todos, para buscarmos soluções que atendesse de fato as necessidades das pessoas com deficiência, principalmente os cegos e surdos”, diz Lara ao explicar a escolha da Vez da Voz para a parceria no projeto.
 
De acordo com a coordenadora do projeto STID o prêmio  representa um reconhecimento internacional soluções inovadoras do CPqD  e um estímulo para darem seqüência ao desenvolvimento de soluções para inclusão digital e acessibilidade um resultado muito importante para o CPqD e para o Brasil.
 
 
O prêmio foi realizado com o apoio do Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), da Internet Society (ISOC) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Compartilhe: