A arte de ensinar e interpretar em libras.

Publicações

TV Minuto no III SIMPOESIA - Simpósio de Poesia Contemporânea exibe as Poesias em Libras

05/11/2010

Casa das Rosaspromove terceira edição
do SIMPOESIA - Simpósiode Poesia Contemporânea


O evento, que acontece entre5 a 7 de novembro, propõe
novamente um intercâmbioentre poetas brasileiros e estrangeiros.

 

A Casa dasRosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço cultural doGoverno de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis - OrganizaçãoSocial de Cultura, promove a terceira edição SIMPOESIA - Simpósio de Poesia Contemporânea.O evento, que tem curadoria de Virna Teixeira, acontece entre 5 e 7de novembro na Casa das Rosas, Av. Paulista, 37.

Para esta edição, o SIMPOESIApropõe novamente um intercâmbio entre poetas brasileiros (de locais distintosdo país) e poetas estrangeiros. Três grandes nomes de impacto no cenáriointernacional estarão presentes no evento para apresentar e discutir seutrabalho: Bruce Andrews (USA), a poeta e tradutora Erin Moure (Canadá) e oholandês Arjen Dunke.

A programação este ano inclui uma participação maior de poetas mulheres;discussão sobre poesia contemporânea nas universidades e um foco em tradução.Haverá também uma palestra com o curador de Latin American Collections daBritish Library, Aquiles Alencar Breyner, que discorrerá sobre bibliotecadigital e arquivo de material eletrônico na web. Haverá ainda incentivo àpresença de poetas jovens e lançamentos de livros de poesia. A curadora VirnaTeixeira tem boa experiência na produção de encontros literários e recentementeorganizou o Festival de Poesia Tordesilhas em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa,junto com o poeta Claudio Daniel.

 

Simpoesia - edições anteriores

 

O Simpoesiafoi realizado pela primeira vez em outubro de 2008, através de uma parceriaentre a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e aUniversidade de São Paulo (USP), com curadoria da poeta Virna Teixeira e doprofessor Antônio Vicente Pietroforte. O evento contou com a presença de 50poetas brasileiros, de diferentes regiões do país, incluindo autores járeconhecidos, como Roberto Piva, Claudio Willer, Glauco Mattoso, ClaudiaRoquette-Pinto, e Frederico Barbosa, e também com a presença de poetas jovens,professores e críticos literários. A programação interativa, que além derecitais e debates, incluiu shows, videopoemas e performances estendeu-se aindapara o Museu da Língua Portuguesa e a Academia Internacional de Cinema. Todasas atividades foram gratuitas e abertas ao público.

O Simpoesia II, realizado em 2009 na Casa das Rosas e no Instituto Cervantes,passou a contar também com a participação de poetas estrangeiros. Poetas comoWilliam Alegrezza (USA), Victor Sosa (México), Rodolfo Hasler (Cuba/ Espanha),Tracy Grinell (USA), Luís Serguilha (Portugal), Stefan Tobler (Inglaterra),entre outros, estiveram em São Paulo para recitais e conversas em torno datradução, revistas de poesia e crítica literária. Parcerias foram firmadas com oConsulado do México e a Centro Cultural da Espanha em São Paulo. Ocorreu tambémuma feira de pequenas editoras independentes de poesia do Brasil e Argentina,organizada pela revista Grumo. O evento foi um sucesso de público e crítica ereuniu mais de mil pessoas nos quatro dias de encontro.

Programação

Sexta-feira - 5/11

19h: Aberturado evento
19h30: Leitura
Com Ismar Tirelli (RJ), Marize Castro (RN), Leonardo Gandolfi (RJ), ClaudioDaniel (SP), Farnoosh Fathi (EUA), Martin Palacio Gamboa (Uruguai).

Videopoema "poço. festim. mosaico", de Marize Castro.

20h30: Apresentação - Arjen Duinker (Holanda).

21h: Leitura - Bruce Andrews (USA).

21h30: Videopoema - Cidade Reposta, de Márcio-André (RJ).

Lançamentos
Títulos dos selos:
Annablume
Selo Orpheu, editora Multifoco
Lábios-espelhos, de Marize Castro

Sábado - 6/11

16h30: Debate - A novíssima poesia brasileira.
Com Nilson Oliveira (PA), Antônio Vicente Pietroforte (SP) e Edson Cruz(BA/SP).
Mediação: Leonardo Gandolfi (RJ).

18h: Palestra sobre arquivos digitais de poesia, com Aquilles Alencar Brayner(British Library).

19h: Leitura
Com Adriana Zapparoli (SP), Antônio Vicente Pietroforte (SP), Edson Cruz(BA/SP), Nícollas Ranieri (MG).

20h: Palestra sobre language poetry, com Bruce Andrews (USA).

20h30: Leitura - Erín Moure (Canadá).

21h: Lançamento de diversos títulos da Lumme Editor e da revista Polichinello.
Maratona de leitura com a participação de Adriana Zapparoli, Lígia Dabul,Micheliny Verunsck, Thiago Ponce de Moraes, Nilson de Oliveira, LeonardoGandolfi, Assis de Mello, e Glauco Mattoso.

Domingo - 7/11

16h30: Painel - Mulheres tradutoras (recital).
Com Marina Della Valle (SP), Telma Franco (SP), Eva Balitkova (RepúblicaTcheca/SP), Erín Moure (Canadá), Virna Teixeira (CE/SP).
Mediação: Martín Palacio Gamboa (Uruguai).

Homenagem a Wilson Bueno, por Erín Moure.

17h30: Apresentação do livro fio, fenda, falésia, com Roberta Ferraz (SP) eRenata Huber (SP).

18h: Leitura
Com Donny Correia (SP), Arjen Dunker (Holanda), Bruno Brum (MG), Beth BraitAlvim (SP), Frederico Barbosa (SP), Micheliny Verunsck (PE/SP).

Performance poemacumba, de Leo Goncalves (MG).

Lançamento títulos Arqueria editorial / encerramento

Serviço

III SIMPOESIA - Simpósiode Poesia Contemporânea
Dias 5, 6 e 7 de novembro
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Tel.: (11) 3285-6986 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3285-6986      end_of_the_skype_highlighting / (11) 3288-4477 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3288-4477      end_of_the_skype_highlighting
Site: www.casadasrosas-sp.org.br


Poiesis - OrganizaçãoSocial de Cultura
Assessoria deComunicação
Dirceu Rodrigues - Coordenação (11) 3285-6986 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3285-6986      end_of_the_skype_highlighting
Mariana Lima - Biblioteca de São Paulo (11) 2089-0800 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 2089-0800      end_of_the_skype_highlighting
Carla Nastari - Museu da Língua Portuguesa (11) 3227-0341 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3227-0341      end_of_the_skype_highlighting
Fernanda Galib - Casa das Rosas (11) 3285-6986 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3285-6986      end_of_the_skype_highlighting
Elisabete Machado - Oficinas Culturais (11) 3361-4976 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3361-4976      end_of_the_skype_highlighting - ramal 213

DISCLAIMER:
Esta mensagem e qualquer arquivo nela contidos são confidenciais. (Artigo 56 daLei n.º 4.117 de 27 de agosto de 1962, aplicável aos crimes emtelecomunicações, nos termos do art. 215, I, da Lei 9.472/97).


Compartilhe: