A arte de ensinar e interpretar em libras.

Publicações

No dia 23 de Abril se comemora o Dia Nacional da Educação de Surdos

23/04/2011 No dia 23 de abril se comemora o Dia da educação dos Surdos no Brasil


A inclusão dos surdos na sociedade é um fator real e evidente nos meios sociais.  A diferença lingüística  através da Libras – Língua Brasileira de Sinais nos faz refletir em uma nova oportunidade de falar com as Mãos e ouvir com os olhos. A muitos anos os surdos lutam com êxito pelo seus direitos. Uma comunidade unida e focada em respeito social  e a educação em Língua de Sinais.

Uma das referências na educação dos Surdos é o INES Instituto Nacional de Educação  dos Surdos, localizado no  Rio de Janeiro. Há ainda muitas escolas espalhadas no Brasil de surdos, a maioria delas são particulares. A comunidade surda acredita que a escola de surdos é meio lingüístico de maior eficiência para seu aprendizado.


O Skilar comenta sobre o ouvintismo "Trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. Além disso, é nesse olhar-se, e nesse narrar-se que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte; percepções que legitimam as práticas terapêuticas habituais."

Neste dia convido a você a refletir um pouco de que forma o surdo deve se sentir nas nossas escolas ouvintistas? Em que só ele e o intérprete saibam se comunicar com a Libras?

Viva as escolas dos Surdos!!!!

Por: Rafaella Sessenta
Compartilhe: