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Cuiabá possui o primeiro Centro de Educação Especial do Estado

09/04/2011
Secom/MT

A Educação Estadual reforça o processo de inclusão das pessoas com deficiência ao instalar em Cuiabá, o primeiro Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A unidade atende a demanda estadual dentro de seis núcleos especializados nas áreas da visão, audição, surdocegueira, déficit intelectual e transtorno global da aprendizagem. O objetivo é possibilitar a inclusão pedagógica e social das pessoas deficientes.

O Centro foi criado em Cuiabá por ser a capital, um polo de grande concentração de profissionais das mais diversas especializações podendo assim ofertar atendimento para todo o Estado. A equipe do Casies é formada por 105 profissionais nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapeutas entre outras. As equipes multiprofissionais dão suportes às diferentes áreas ofertadas como o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS).

E ainda, os núcleos de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos de Aprendizagem (Napta) e Núcleo de Apoio Pedagógico ao Déficit Intelectual (Napdi). Além desses, que proporcionam atendimento interno, existe o Programa de Apoio e Suporte à Inclusão (Pasi). Os profissionais visitam as escolas para identificar e auxiliar no processo de atendimento dos estudantes com deficiências. A composição de todas as frentes integra o Casies.

O trabalho tem início com o atendimento individual e familiar das pessoas com necessidades especiais. A seguir é diagnosticado o tipo de necessidade, para em seguida iniciar o trabalho de avaliação e encaminhamento para os profissionais competentes, quer sejam na saúde (neuropediatras, neurologistas, psiquiatras, oftalmologistas), escolas ou no próprio Centro. O Casies registra em média mais de 130 atendimentos mês, em todas as áreas.

Segundo a diretora do Centro, Délia Clauder Schneider, para a inclusão é necessário trabalhar a formação, com familiares e escola. “O principal processo de formação começa em casa. Os pais precisam de informação para saber respeitar as especificidades dos filhos e iniciar o processo de inclusão”, disse.

O trabalho do Casies se estende do atendimento, passando pela formação, até a produção de material didático pedagógico para apoiar e orientar as escolas no trabalho de inclusão. O Casies fica na rua dos Crisântemos, número 16, no bairro Jardim Cuiabá, na capital mato-grossense. Funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=170119
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