A arte de ensinar e interpretar em libras.

Publicações

Ilhabela/SP - Alunos da cidade realizam apresentação musical em Libras

12/05/2011

Qua, 11 de Maio de 2011 08:26
Saulo Almeida

Notícias de Ilhabela

 

 

Litoral Norte - O processo de inclusão dos estudantes que apresentam algum tipo de deficiência já é realidade em Ilhabela. Na última sexta-feira (6/5), as mães dos alunos da E.M. Prof. José Antônio Verzegnassi, na Água Branca, se encantaram com a apresentação do coral de libras, formado por alunos do 4º ano A. Treinados pela professora Clara Lúcia Puertas de Miranda, do projeto Atendimento Educacional Especializado - AEE, os pequenos cantaram “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, na linguagem brasileira de sinais.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação oferece atendimento especial para alguns alunos e tem proporcionado melhora no aprendizado, com aulas no contraturno escolar. A turma do 4º ano A conta com uma aluna deficiente auditiva. A atividade contribuiu para a interação e comunicação entre os colegas de sala.

A coordenadora pedagógica da E.M. José Antônio, Bruna Maia, aprova o trabalho especializado e já adotou a tradução em libras nos eventos da escola. “A ideia é fazer com que todas as apresentações tenham uma tradução. As crianças têm uma facilidade e grande habilidade para aprender essa linguagem e isso contribui para a inclusão dos nossos alunos”, completa.

A equipe do AEE tem a coordenação de Maria Estela de Carvalho e conta ainda com as professoras Vanessa Constante Ferreira, Cleidinéia da Silva Oliveira e Tatiana Kalepniek de Lima, além das professoras específicas Tatiana Mendes Santoro Zucon (Ed. Física) e Eliene dos Santos Aguiar (Ed. Artística).

Saiba mais sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – Libra

A Libras não é um recurso como o Braille, e sim uma língua que possui a sua própria estrutura gramatical. Os sinais são formados por meio de combinação de formas e movimento das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço para produção de enunciados que serão visualizados por outra pessoa. Segundo a publicação “Livro Ilustrado de Linguagem Brasileira de Sinais”, no Brasil a língua de sinais foi reconhecida em 2000 pela lei de acessibilidade nº10.098. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos surdos, também conquistou a oficialização da linguagem em 2002, com a Lei nº 10.436. Depois disso, o número de cursos de língua de sinais só aumentou.

 

http://www.onoticiado.com.br/noticias-de-sao-sebastiao-e-ilhabela/noticias-de-ilhabela/8454-ilhabela-alunos-da-cidade-realizam-apresentacao-musical-em-libras.html

Compartilhe: