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AL é sede do Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos

12/09/2011
AL é sede do Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos

Redação 24 Horas News


 
Um grupo de 120 pessoas esteve na Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira (9) para participar do Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos no Plano Nacional de Educação. Defensores da causa em Mato Grosso também chamaram a atenção para ação nacional ‘Setembro Azul’ que visa mobilizar as autoridades e a sociedade para garantia dos direitos humanos, linguístico e culturais dos surdos.
 
O líder da Federação Nacional de Educação Integral dos Surdos de Mato Grosso (Feneis), Andrico Xavier, informou que o movimento ‘Setembro Azul’ está acontecendo durante todo esse mês, em 20 estados brasileiros e que isso contribui para a inclusão dos surdos. “Ao realizarmos esse seminário estamos trabalhando para que o surdo seja visto pela sociedade de maneira igualitária. Mato Grosso ainda é muito carente de profissionais capacitados com o curso Libras, esse fator acaba prejudicando o aprendizado do surdo. Isso precisa mudar”, defendeu Andrico.
 
A presidente da Associação dos Intérpretes de Mato Grosso, Simone Pardinho, complementou que a falta de profissionais capacitados na educação impede que muitos surdos concluam um curso superior. “Ao entrar na faculdade, eles não consegue acompanhar o restante do grupo. Há poucos intérpretes fluentes nas escolas”, disse.
 
A diretora do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Ceada), Gláucia Inês de Barros, participou do seminário com o objetivo de sensibilizar as autoridades para o não fechamento das escolas de surdos em Mato Grosso.
 
“A proposta do Ministério da Educação (MEC) é fechar as escolas especiais com o intuito de promover a inclusão e integração do aluno com necessidades especiais. Mas o fato é que as nossas escolas regulares ainda não estão preparadas para receber a demanda”, informou a diretora. Ela esclareceu que é a favor da inclusão “porém não precisa fechar as escolas especiais”, concluiu.

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