A arte de ensinar e interpretar em libras.

Publicações

Problemas na Acessibilidade e Inclusão nos locais PÚBLICOS

21/02/2013 A Arte Libras luta a favor da acessibilidades dos surdos e das demais deficiências. Trabalhamos  com a acessibilidade e inclusão de espaços públicos.

Lendo esses depoimentos pensamos em compartilhar para que possam refletir sobre o Acesso aos Locais PÚBLICOS.

Os depoimentos são referentes a esses locais públicos: Catavento, Museu do Futebol, Pet Zoo, Sabina,  Pinacoteca, Aquário, Culinária, Parque da Xuxa, Circo dos Sonhos, Cine Sesc.

Vejam:

http://blogs.estadao.com.br/divirta-se/sem-barreiras/?doing_wp_cron=13613893


AVALIÇÃODAS MÃES (e do pai Fábio)

CATAVENTO

Priscila: No local gostei da interação que as crianças puderam ter com o lugar, além disso o Wagner brincou pra caramba e riu muito, como na cadeira que girava e na sala dos espelhos.

Bárbara: Fisicamente acessível, levaria meu filho com ressalvas - importante avisar o local com antecedencia. Além dos funcionários não estarem preparados, quando fui sozinha ninguem se prontificou a me ajudar ou a mostrar os recursos do espaço.

Nanci: não acessível, por não haver materiais em braille, nem audiodescritos embora haja boa vontade dos funcionários.

 

MUSEU DO FUTEBOL

Priscila: no museu realmente falta um interprete, que conheça não só a língua, como também a cultura, para que o passeio não acabe se tornando chato. mas o lugar é incrível.

Fábio: acessível. o  Museu do Futebol esta bastante adaptado. É possível visitar com muito conforto e facilidade de acesso. As instalações são amplas e muito bem organizadas. Estão de Parabéns.

Nanci: Acessível, bj pra minha nora

PET ZOO

Priscila: acho que foi um dos lugares que o Wagner mais aproveitou… Lembra da tirolesa, rsrsrs? e novamente preciso dizer:  é um passeio caro, infelizmente nem todas as crianças podem ter acesso. É realmente uma pena não ter intérprete, porque seria perfeito.

Bárbara: Acessível, levaria meu filho sem hesitar. Ha atividades que não podem ser usadas por cadeirantes (tirolesa) e atencao ao estacionamento. Um dos melhores passeios.

Nanci: acessível, com as devidas ressalvas acima.

 

SABINA

Priscila: foi sem dúvida uma surpresa pra mim, porque a intérprete é ótima, conseguiu entender a cultura surda e criou um laço com o Wagner, respeitando o tempo dele, o que tornou o passeio pra ele muito legal.

Bárbara: acessível, sem ressalvas. O melhor de todos, em tudo.

Nanci: acessível sem ressalvas.

 

PINACOTECA

Priscila: a pinacoteca realmente eu não gostei, muito menos o Wagner, mesmo tendo uma surda, acho que não tem nada a ver com criança, e falta jeito pra lidar com eles. O lugar dispõe de material, no entanto, falta simpatia.

Bárbara: acessível, mas não voltaria. Sem a menor atratividade para as crianças menores de 10 anos (mesmo com as atividades direcionadas para eles). Excelente técnica, mas na prática é um verdadeiro horror. Nada como estabelecer regras e princípios e não saber usá-los. Péssima abordagem com as 3 crianças, despreparo para lidar com suas curiosidades e impaciências. Não volto com o Bernardo.

Nanci:  inacessível, embora com todos os recursos disponíveis não há interatividade deficiente/funcionários, há muita censura e isso impede o visitante até mesmo de perguntar ou explorar todo seu riquíssimo acervo. Há recursos, mas falta sensibilidade.

 

AQUÁRIO

Priscila: o lugar é incrível. O o que acaba tornando o passeio mais interessante pro surdo é o recurso visual, que são os próprios animais, porque interprete…

Bárbara: acessível. Volto a qualquer hora. Não fui no dia, mas estive lá antes com o Be. Excelente, mesmo sem os monitores (diferente do Catavento que precisa da equipe para ajudar uma criança com deficiência física.

Nanci: não há nada em braille ou com audiodescrição, o que impede a independênncia do deficiente visual, mas há boa vontade dos funcionários , o que tornou o passeio fascinante.

 

CULINÁRIA

Priscila: a disponibilidade deles foi incrível, o tato com as crianças, a dedicação , o cuidado com os pratos, que fosse um momento realmente gostoso pra eles. Foi muito legal.

Bárbara: bem, não era um espaço próprio, mas foi acessível fisicamente e super acessível no acolhimento Uma das melhores experiências para mim e para o Be. Ele não estava bem naquele dia e mesmo assim percebeu o carinho e a preocupação que todos tiveram com ele. Fez toda a diferença no Projeto.

Nanci: acessível 100%, com todo o mérito que lhe cabem, são inclusivos na sua essência e sem se esforçarem dão o seu melhor. Parabéns


PARQUE MUNDO DA XUXA

Priscila:  espaço muito bom e parabéns pela segurança

Bárbara: acessível. Volto Mesmo! Importante comentar que há atrações não disponíveis para deficientes, mas por que os motivos são exclentes (apenas para antecipar possíveis frustações dos pais).

Nanci: acessível a maioria das atrações e a disponibilidade dos funcionários também ajuda

 

 

CIRCO DOS SONHOS

Priscila: não voltaria de novo

Bárbara: inacessível, lembrando que circos são itinerantes e montados em terrenos vazios não recomendo. No entanto este deveria estar minimamente preparado preparado já que é permanente. A sorte é estarem num terreno plano, ou teria sido o caos. Importante registrar que da para o cadeirante assistir e aproveitar, mas não é um local pensado pra eles (nem há a menor vontade de ser).

Nanci: inacessível 100%, o preconceito e a falta de informação se faz presente desde a lanchonete ao espetáculo

CINESESC

Priscila: incrível: o espaço, a gentileza dos funcionários, volto com certeza.

Bárbara: acessível, volto muito. Tudo perfeito, pensado no detalhe, inclusive as poltronas no fundo. A maioria dos cinemas (ou todos) reservam as poltronas para deficientes na frente da tela – imagina se a lesão for em cabeça e pescoco!!!!! Banheiros não são separados para cadeirantes adultos acompanhados por um acompanhante de outro sexo (pais ou avos): é um problema – mas importante lembrar que esta situação não acontece muito.

Nanci: acessível sim e voltarei sempre que puder e indico para todos


Compartilhe: